Formada por um rio subterrâneo, a Lagoa Azul fica em uma área de proteção ambiental do Parque Municipal da Lagoa Azul. É um dos mais belos pontos turísticos de São Desidério. Cercada por paredões rochosos, a água majestosamente calma pode chegar a cerca de 40 metros de profundidade. O silêncio e a natureza intocada tornam o cenário único, de beleza indescritível e um convite à contemplação. O acesso ao local exige acompanhamento de guia turístico.
Em uma trilha de aproximadamente 3 km dentro do Parque Municipal da Lagoa Azul, chega-se a duas colunas rochosas com mais de 10 metros de altura que formam o Portal da Gruta do Catão. Constituídas por rochas calcárias, as estalactites escamosas formam um cenário totalmente diferente do que normalmente se vê em outras grutas. Um espetáculo a parte é a ressurgência de um rio subterrâneo no interior da caverna. O acesso ao local exige acompanhamento de guia turístico.
• Gruta do Buraco do Inferno |
O nome é proporcional ao tamanho da caverna, embora não seja justo definir como “inferno” a beleza e grandiosidade do local. Uma grande dolina que mede aproximadamente 140 x 80 metros, com paredões verticais em quase todo o perímetro. Em seu interior, com mais de 4 km e riquíssimo em estalactites e estalagmites, encontra-se o maior lago subterrâneo do Brasil, o Lago do Cruzeiro, com dimensões de 260 metros que atinge mais de 12 mil m² de superfície e uma largura média de 60 metros. Figuras exóticas brotam da escuridão levando ao delírio aqueles que conseguem vencer o medo e mergulhar nesse cenário deslumbrante, porém, assustador por sua imponência. Localizado na BR 135 na Fazenda Lagoa do Cemitério do proprietário Paulo Jamys, o acesso ao local exige acompanhamento de guia turístico.
Fenômeno misterioso que desafia os mais tenazes estudiosos e observadores. O rio surge numa fenda, formando um poço e logo adiante, uma corredeira que termina em um lago esverdeado. Em intervalos de cinco minutos, as águas sobem e descem em grande velocidade, fazendo um desnível de 50 centímetros. A explicação para este fenômeno, raro e único no Brasil, é um sifão natural existente por dentro da rocha. O som da água na corredeira aumenta e diminui, parecendo uma verdadeira sinfonia das águas. Situado à BR 135 na Fazenda João do Baio, o acesso ao local exige acompanhamento de guia turístico.
• Grutas das Pedras Brilhantes |
Habitat preservado ao longo do tempo, a Gruta das Pedras Brilhantes, localizada no Sítio do Rio Grande, registra em seu interior, incisões rupestres gravadas em várias pedras que confirmam indícios da passagem de povos ancestrais em São Desidério. A cultura indígena está impregnada por toda a extensão desse imenso livro aberto, saciando a vontade daqueles que procuram obter conhecimento a respeito da história do nosso povo. O acesso ao local exige acompanhamento de guia turístico.
• Paredão do Deus Me Livre |
O Paredão do Deus Me Livre está situado no distrito de Sitio do Rio Grande, a 15 km do município. Com altura superior a 40 metros e com um rio de águas doces e refrescantes logo abaixo, é um convite para a prática de esportes radicais como rapel e tirolesa, comuns principalmente no período de uma das maiores festas juninas da região Oeste, o São do Sítio Grande, no qual é realizado o casamento radical.
Um dos pontos turísticos mais visitados em São Desidério é o Sítio Grande, distrito localizado a 15 km da sede. O Rio Grande dá nome ao lugar que recebe turistas da região e de outros estados, principalmente em época de São João. As águas do rio, aliadas aos paredões rochosos que emolduram o lugar são um convite a banhos energizantes e esportes de aventura.
Contato: Secretaria de Meio Ambiente e Turismo
(77)3623 – 2801
|
|