Câmara Municipal retoma os trabalhos legislativos do segundo período de 2019

A Câmara Municipal de São Desidério retornou aos trabalhos após o recesso de julho nessa segunda-feira, 05 de agosto no Plenário Celso Barbosa, dando início ao segundo período legislativo de 2019, com a presença dos vereadores, assessores, imprensa, representantes de quadrilhas juninas, pessoas da comunidade.

O presidente da Mesa Diretora, vereador João Neres de Carvalho Filho, agradeceu a presença de todos e observando o livro de presença de todos os vereadores, declarou aberta a sessão e convidou o vereador Edílson Araújo para a leitura de um texto bíblico, e em seguida a abertura do pequeno expediente com a leitura da pauta da sessão. No grande expediente, foi franqueada a palavra aos vereadores pelo tempo regimental para fazerem uso da tribuna do plenário. Todos agradeceram pela presença das pessoas que vieram prestigiar a abertura dos trabalhos e elogiaram o presidente pela reforma feita nas dependências da casa legislativa.

A pauta da sessão foi apresentada com um Projeto de Lei, Indicações e uma Moção de Aplausos. Todas de grande importância para o município. O vereador Gerson de Carvalho Pereira, fazendo uso da palavra, fez a leitura do Projeto de Lei nº 26/2019, que institui a Semana Municipal de Educação no Trânsito, de sua autoria, em tempo, destacou também as suas Indicações de nº 54/2019, 55/2019, 57/2019 e a Indicação nº 58/2019 de sua autoria e do vereador João Neres de Carvalho Filho, que solicita a Prefeitura a promoção do processo de Regularização Fundiária no Perímetro Urbano, Distritos e Povoados do município. “ É necessário que se faça a Regularização Fundiária em nosso município, para que nós possamos ter direito as escrituras de nossas casas”, resumiu o vereador Gerson de Carvalho.

O vereador Paulo Luciano dos Santos Oliveira, chamou à atenção os vereadores e aos presentes sobre um dado alarmante, que é a contaminação das águas em 16 cidades do Oeste Baiano por agrotóxicos, incluindo São Desidério. “É um dado alarmante, nós temos que preocupar com essa situação, o índice de doenças é muito grande e temos que tomar providências”, assegurou Paulo Luciano.

O presidente João Neres de Carvalho Filho iniciou suas palavras agradecendo aos todos e externando a sua alegria de estar retornando aos trabalhos legislativos. Ressaltou a importância e a preocupação com o relato feito pelo vereador Paulo Luciano e assegurou tomar a medidas necessárias a respeito do caso. Parabenizou os demais vereadores pelas indicações, e destacou a necessidade da realização do Plano Diretor Urbano e a Regularização Fundiária. Em continuidade à sua fala, colocou o problema do transporte escolar, a necessidade de resolução do problema das águas pluviais que descem com grande violência causando estragos nas casas e ruas do bairro Tangará e extensão da rede de água da embasa no bairro Bela Vista. Outro assunto citado foi o Decreto de Insalubridade e a perda nos vencimentos dos funcionários municipais. “Quero dizer a todos que estaremos sempre trabalhando em prol do melhor para São Desidério”, encerrou João Neres.

Os vereadores destacaram e elogiaram os trabalhos dos organizadores das quadrilhas juninas do nosso município no período das festas, que tanto enriquecem a cultura e a tradição dos festejos. A Mesa Diretora apresentou uma Moção de Aplausos às quadrilhas juninas, Mistura Boa, Furacão Nordestino, Estrela de Fogo, Pôr-do-Sol, Quadrilha da Amizade e Remelexo.

A Câmara Municipal de São Desidério, a Mesa Diretora e Demais Vereadores ressaltam a importância da participação popular nas sessões plenárias e reforça o convite a todos para que venham participar no plenário da Câmara e comunica que todas as sessões são transmitidas ao vivo pelas redes sociais e divulgadas no site oficial.

Texto e Fotos: Ascom/Câmara São Desidério