Denúncia do vereador José Ilton marca sessão ordinária

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 10, da Câmara de São Desidério, foram apresentadas 11 indicações, um projeto de resolução nº 002/2017 – que institui o Programa Câmara na Comunidade – de autoria dos vereadores: Cleusnélio Santana, Gerson de Carvalho, Jorge Cavalcante, Marusan dos Anjos e Paulo Luciano. Também um projeto de lei nº 008/2017, o qual declara Utilidade Pública Municipal a Associação Atlética Sítio Grande, apresentado pelos edis: João Neres e Corcilde Araújo.

A maior parte do público foi composta por moradores dos Bairros Nossa Senhora Aparecida e Tangará, interessados – principalmente – na indicação nº 168/2017, referente a solicitação de transporte escolar para os alunos dos citados endereços. Autores: Luciano Rocha e Cleusnélio Santana.

Todos os legisladores enfatizaram a importância da realização de sessões na zona rural, a necessidade do devido reconhecimento da Associação Atlética Sítio Grande, bem como a disponibilização do veículo para os estudantes, os quais frequentam escolas no centro da cidade.

Além do cumprimento da pauta com aprovações unânimes, dentre outras explanações, foi apresentada uma situação lamentável pelo vereador José Ilton, de um ex-funcionário municipal, residente no Distrito de Roda Velha. O mesmo trabalhou como gari de 2012 a 2014, recebendo um salário mínimo. Mas durante seis meses, constou para a Receita Federal como recebedor de uma remuneração superior a 7 mil reais. Esse munícipe, vale reiterar, nunca recebeu essa quantia, é pai de quatro filhos, estar desempregado e possui uma dívida de 12mil reais, devido à falta da declaração do imposto de renda.

Diante do jovem, José Ilton, fez um apelo aos colegas: “Precisamos nos unir para buscarmos o esclarecimento deste caso e ajudarmos este rapaz. Espero que não encontremos mais situações como esta”, salientou.

Ao fazer uso da Tribuna, o presidente Marusan dos Anjos, declarou total apoio e interesse na investigação do fato.

Confira abaixo a pauta cumprida na íntegra:

PAUTA DA SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO PERÍODO LEGISLATIVO DE 2017.

DIA 10 DE MAIO

*PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 002/207 – “INSTITUI O PROGRAMA CÂMARA NA COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO DESIDÉRIO, ESTADO DA BAHIA”, VEREADORES: CLEUSNÉLIO DA SILVA SANTANA, GERSON DE CARVALHO PEREIRA, JORGE CAVALCANTE DE SOUZA, MARUSAN FERREIRA LIMA DOS ANJOS E PAULO LUCIANO DOS SANTOS OLIVEIRA.

*PROJETO DE LEI Nº 008/2017 – “DECLARA UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL A ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA SÍTIO GRANDE”, VEREADORES: JOÃO NERES DE CARVALHO FILHO E CORCILDE ARAÚJO DOS ANJOS.

*INDICAÇÃO Nº 138/2017 – “CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA POLIESPORTIVA NO BAIRRO TANGARÁ E NO BAIRRO ALTO DO CRISTO, EM SÃO DESIDÉRIO”, VEREADORES: GERSON DE CARVALHO PEREIRA, CLEUSNÉLIO DA SILVA SANTANA, CORCILDE ARAÚJO DOS ANJOS, JORGE CAVALCANTE DE SOUZA E PAULO LUCIANO DOS SANTOS OLIVEIRA.

*INDICAÇÃO Nº 147/2017–“CONSTRUÇÃO DE CALÇADA PARA PEDESTRES NAS LATERAIS DO ASFALTO NO POVOADO DE CAMPO GRANDE”, AUTORIA DO VEREADOR HELTON LOPES DA COSTA.

*INDICAÇÃO Nº 148/2017 – “IMPLANTAÇÃO DE TORRES DE EXPANSÃO DE SINAIS DE INTERNET E TELEFONIA CELULAR NOS POVOADOS DE MUTAMBA, GORFOS, ÁGUA VERMELHA, PIRANHAS, BURITI CEGO, COMBOIO, E OUTRAS COMUNIDADES ADJACENTES”, VEREADOR HELTON LOPES DA COSTA.

*INDICAÇÃO Nº 152/2017 – “CONSTRUÇÃO DO MURO NO CEMITÉRIO DO POVOADO DE JOÃO RODRIGUES”, VEREADORES: JAIR LISBOA DE SOUZA E GERSON DE CARVALHO PEREIRA.

*INDICAÇÃO Nº 154/2017– “SOLICITA-SE ENERGIA ELÉTRICA NA LOCALIDADE CABEÇA DO MATO, CONHECIDO COMO FAZENDA DO RAIMUNDÃO,” VEREADORES: CLEUSNÉLIO SANTANA, JORGE CAVALCANTE DE SOUZA E PAULO LUCIANO DS SANTOS OLIVEIRA.

*INDICAÇÃO Nº 166/2017–“SOLICITA RESTAURAÇÃO DO CALÇAMENTO EM BLOQUETES DAS RUAS DO ENTORNO NA PRAÇA DA IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA NO DISTRITO DO SÍTIO GRANDE”, VEREADOR CORCILDE ARAÚJO DOS ANJOS.

*INDICAÇÃO Nº 167 – “CONSTRUÇÃO DO MURO NO CEMITÉRIO DO POVOADO MUTAMBA”, VEREADOR JAIR LISBOA DE SOUZA.

*INDICAÇÃO Nº 168/2017 – “CONSTRUÇÃO DO MURO NO CEMITÉRIO DO POVOADO DE CAMPO GRANDE”, VEREADOR JAIR LISBOA DE SOUZA.

*INDICAÇÃO Nº 181/2017 – TRANSPORTE ESCOLAR PARA OS ALUNOS DOS BAIRROS TANGARÁ E NOSSA SENHORA APARECIDA,” VEREADORES: LUCIANO DOS SANTOS OLIVEIRA ROCHA E CLEUSNÉLIO DA SILVA SANTANA.

*INDICAÇÃO Nº 187/2017 – “SOLICITAMOS O FUNCIONAMENTO DE UMA CRECHE NO RECANTO FELIZ, QUADRA POLIESPORTIVA, GALERIA DE ÁGUA (FLUVIAL) ESGOTO, ASFALTO E PASSEIO,” VEREADORES: DEVANIR RODRIGUES FIGUEIRA, SEBASTIÃO TEIXEIRA DE ARAÚJO E JOSÉ ILTON DA SILVA.

*NDICAÇÃO Nº 188/2017 – “CONSTRUÇÃO DE UM MURO AO REDOR DO COLÉGIO WALDEK ORNELAS EM RODA VELHA SEDE DO DISTRITO,” VEREADORES: DEVANIR RODRIGUES FIGUEIRA, SEBASTIÃO TREIXEIRA DE ARAÚJO E JOSÉ ILTON DA SILVA.