16º Sessão Ordinária no Plenário Celso Barbosa

Foi realizada no Plenário Celso Barbosa, na Câmara Municipal de Vereadores, mais uma Sessão Ordinária com Indicações e Projetos de Lei de grande importância para o município de São Desidério, estado da Bahia. A pauta da Décima Sexta Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2019 apresentou 03 Indicações de nº 42/2019, 43/2019 e 44/2019 e 02 Projetos de Lei, nº 05/2019 e 15/2019 para apreciação e votação dos vereadores presentes à sessão.

Em sua segunda votação foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 15/2019, de 24 de abril de 2019, que institui o Programa Permanente de Proteção e Conservação do Patrimônio Imaterial do Município de São Desidério de autoria do Presidente João Neres de Carvalho Filho. “ Esse projeto é de grande importância, pois assim o município terá como proteger o seu patrimônio cultural, preservando para as futuras gerações”, concluiu João Neres.

Também foi muito debatido o lamentável incêndio na Escola Municipal Waldeck Ornelas, localizada em Roda Velha III, trazendo muitos transtornos a comunidade estudantil daquela localidade. Todos os vereadores que fizeram uso da tribuna relataram a sua indignação com o acontecimento que agora está sendo apurado pela polícia, para saber a causa do fogo, se foi acidental ou criminoso. Em sua fala o vereador João Neres de Carvalho Filho disse aos demais que há um tempo atrás já havia colocado uma Indicação para que fossem instaladas câmeras de monitoramento nas escolas, o que viria a aumentar a segurança nas escolas do município. Em decorrência dos fatos e a falta de segurança nas escolas, é que foi apresentado na sessão o Ofício – Requerimento Nº 86/2019, para que sejam tomadas providências quanto à segurança, iluminação, combate às drogas, no entorno das escolas municipais do município de São Desidério de autoria do Presidente João Neres de Carvalho Filho.

Na ordem do dia foi colocada a pauta da Sessão para votação.

INDICAÇÃO Nº 42/2019 – “Pavimentação asfáltica ou bloquetagem das ruas do povoado de Julião”. – de autoria do vereador Jorge Cavalcante de Souza.

INDICAÇÃO Nº 43/2019 – “Reforma da Praça Augusto Torres, em frente a secretaria da Igreja Católica”. – de autoria do vereador Jorge Cavalcante de Souza.

INDICAÇÃO Nº 44/2019 – “Iluminação do campo de futebol do Assentamento Vitória com quatro refletores”. – de autoria do vereador Jorge Cavalcante de Souza.

Ofício – Requerimento Nº 86/2019 – “Que sejam tomadas providências quanto à segurança, iluminação, combate às drogas, no entorno das escolas municipais do município de São Desidério”. – de autoria do Presidente João Neres de Carvalho Filho.

PROJETO DE LEI Nº 05/2019, de 14 de janeiro de 2019 – “Institui o Regime de Diárias no âmbito do Poder Legislativo Municipal e dá outras providências” – de autoria do Presidente João Neres de Carvalho Filho.

PROJETO DE LEI Nº 15/2019, de 24 de abril de 2019 – “Institui o Programa Permanente de Proteção e Conservação do Patrimônio Imaterial do Município de São Desidério” – de autoria do Presidente João Neres de Carvalho Filho.

Texto e Fotos: Rodney Martins