Vereadores aprovam por unanimidade reajuste salarial aos servidores Públicos Civis, Membros do Conselho Tutelar e fixa o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combates às Endemias (ACE)

Na noite dessa segunda-feira, 27 de maio, foi realizada no Plenário Celso Barbosa, na Câmara Municipal de São Desidério, a 18ª Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2019. O Presidente João Neres abriu os trabalhos da noite, cumprimentando todos os vereadores presentes, funcionários da casa e público presente.

Após a leitura de um texto religioso feito pelo vereador Edílson Araújo, o primeiro secretário Marusan Ferreira fez a leitura do expediente com as informações dos projetos, indicações e homenagens constantes na pauta da sessão. Na ordem do dia, as matérias são colocadas para apreciação e votação em primeiro ou segundo turno ou em turno único, como é o caso das Moções. A pauta da sessão foi composta por 02 Moções, 03 Indicações e 02 Projetos de Lei, que foi debatida e votada pelos vereadores.

A mesa diretora colocou em votação duas Moções de Pesar pelo falecimento do Sr. José Dias de Almeida e da Sr.ª Edivânia Dias Santana ocorridos recentemente. Todos os vereadores que fizeram uso da tribuna externaram os seus sentimentos pelo falecimento dessas pessoas queridas no município de São Desidério.

O Projeto de Lei nº 22/2019, de 23 de maio de 2019, que concede reajuste salarial aos servidores Públicos Civis, Membros do Conselho Tutelar e fixa o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combates às Endemias (ACE), de autoria do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade na primeira e segunda votação pelos vereadores. “Não podemos deixar de destacar o brilhante trabalho que vem sendo executado ao longo dos anos por esses servidores que estão em contato direto com a comunidade auxiliando no dia a dia e muitas vezes correndo risco à própria saúde no combate diário às endemias”, disse o vereador Luciano Rocha.

Também foi votado e aprovado na primeira e segunda votação, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 24/2019, de 24 de maio de 2019, que dispõe sobre a criação de Campanha Maria da Penha nas Escolas pela Não Violência contra a Mulher no município de São Desidério, de autoria do vereador Gerson de Carvalho Pereira. “Sem dúvida nenhuma, esse projeto é de grande importância para todos, devemos estar atentos a todos os mecanismos que possam fazer frente ao combate à violência contra as mulheres e a falta de segurança que assola a todos” assegurou o vereador João Neres de Carvalho.

Texto e Fotos: Rodney Martins