Vereadores de São Desidério cumprem mais uma pauta

Na noite desta quarta-feira, 05, realizou- se a sessão ordinária da Câmara de São Desidério. Estavam presentes familiares dos vereadores, funcionários, assessores e jovens estudantes do curso de técnico em agropecuária, o qual é ministrado no município de Angical.

Foram apresentadas e discutidas nove (09) indicações e o Projeto de Resolução nº 02/2017, pertinente a instituição do Programa Câmara na Comunidade, que viabilizará a realização de sessões ordinárias na zona rural. O vereador Cleusnélio Santana – autor do plano – foi o primeiro a fazer uso da tribuna. Em sua justificativa o edil destacou o difícil acesso dos moradores das comunidades rurais às plenárias, principalmente os de localidades mais longínquas.

Em seguida, o vice-presidente Luciano Rocha – mentor de quatro recomendações – enfatizou a indicação da pavimentação asfáltica da BA-463 até o povoado de Almas ( autoria de Cleusnélio Santana) a qual foi assinada por ele, Jorge Cavalcante e Gerson de Carvalho.

Já Corcilde (Cil), aproveitou o momento para falar sobre seus requerimentos de melhorias na pavimentação e iluminação de Sítio do Rio Grande, realizados através de ofícios.

Sequentemente, Jair Lisboa e Edilson da Costa destacaram a necessidade de novos reparos nas estradas dos povoados de Baixa do Coqueiro e Palmeira, devido às chuvas.

Helton Lopes, no entanto, realçou o reajuste de 7,64% concedido pelo Prefeito José Carlos aos professores e demais servidores municipais.

Jorge Cavalcante, dentre muitas pontuações, falou da urgência na implantação de escolas técnicas no município e sobre o ofício que encaminhará ao Executivo, solicitando apoio no transporte dos alunos para a Escola Técnica em Angical.

Por conseguinte, João Neres ( Nerito) além de outros argumentos, expôs a proposta de isenção do IPTU para idosos e portadores de deficiência, tendo em vista a necessidade de garantir maior tranquilidade à vida dos mesmos.

Gerson de Carvalho, entretanto, ressaltou os problemas da BR-020 – mais precisamente no trecho que liga São Desidério a Roda Velha – agravados pelo tempo chuvoso. Afirmou que enviou um ofício ao diretor do DNIT, requerendo providências urgentes.

Por fim, O presidente Marusan dos Anjos parabenizou os colegas pelas indicações. Citou o Projeto da sessão itinerante do vereador Cleusnélio Santana, acrescentou que é um desejo em comum. Disse ainda que São Desidério será a cidade exemplo do Oeste.

Os veradores José Ilton, Devanir Figueira e Sebastião de Araújo, não participaram, todavia, enviaram as devidas justificativas.
E, por sua vez, todas as recomendações e o Projeto de Resolução tiveram aprovação unânime.

Fotos: Herbley