Vereadores de São Desidério participam de reunião com gerencia da PCH Sítio Grande

Na manhã dessa segunda-feira, 09 de setembro, uma comissão formada pelos vereadores, João Neres de Carvalho Filho, Gerson de Carvalho Pereira, Paulo Luciano dos Santos Oliveira, Cleusnélio da Silva Santana, José Ilton da Silva, Devanir Rodrigues Figueira, Sebastião Teixeira de Araújo, Corcilde Araújo dos Anjos, Jorge Cavalcante de Souza estiveram em diligência à Barragem PCH Sítio Grande, empreendimento do Grupo ContourGlobal, onde foram recepcionados pelo Gerente da Planta, o Sr. Tiago Kruschewsky e também pelo Coordenador da Defesa Civil de São Desidério, o Sr. Witen Dias, além de outros participantes.

Essa reunião foi em decorrência de uma denúncia feita por moradores dos povoados a jusante da barragem, que relataram ter visto rachaduras na parede de contenção do reservatório e que poderia levar à ruptura da barragem, o que mobilizou os vereadores a verificarem em loco a real situação do empreendimento. Na ocasião o Sr. Tiago Kruschewsky informou que a barragem da PCH Sítio Grande não tem nenhum problema que possa colocar em risco a integridade da estrutura, e apresentou as ações desenvolvidas para a implantação do PAE (Plano de Ação de Emergência), que será implantado na comunidade da Zona de Autossalvamento (ZAS), que compreende o povoado de Derocal.

O Plano de Ação de Emergência (PAE) da PCH Sítio Grande é parte integrante do Plano de Segurança da Barragem (PSB) em atendimento a Lei Federal n.º 12.334/2010, referente à Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e Resolução nº 696/2015 da ANEEL, que estabelece os procedimentos necessários para prevenir a ocorrência e/ou minimizar os danos causados nas áreas e arredores do reservatório, decorrentes de situações críticas que possam vir a ocorrer em virtude de riscos hidrológicos ou da ruptura da barragem.

De acordo com o § 5º do Art. 13 da RN 696, o PAE deve estar disponível no empreendimento e nas prefeituras envolvidas, bem como ser encaminhado aos organismos de defesa civil, pois o PAE deverá dar suporte às autoridades para desenvolvimento de ações estabelecidas na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNP DEC, instituída pela lei federal Nº 12.608/2012. Neste sentido, o PAE, se propõe a funcionar como mais um instrumento que as autoridades de proteção e defesa civil contam para a identificação de riscos que podem afetar o município, permitindo-lhes atuar adequadamente.

“Nesse momento estamos em fase de implantação do Plano de Ação Emergencial de Segurança de Barragem e como o mesmo irá funcionar para os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS). Foram realizadas algumas reuniões com a comunidade de Derocal, onde foi apresentado o PAE e explicado para os moradores o funcionamento e a segurança empregada na barragem do nosso empreendimento. Já foram instaladas as placas de sinalização de rotas de fuga, e a implantação de meios de comunicação e realização de simulados estão previstos para os próximos meses, conforme cronograma de implantação do PAE. A expectativa é que até o final de novembro sejam realizados os primeiros simulados na comunidade de Derocal. Posso afirmar que nossa barragem é muito segura, entretanto temos que agir preventivamente e permanecermos aparelhados para o caso de uma situação emergencial”, disse o gerente da PCH Sítio Grande, Tiago Kruschewsky.

Desde o começo de 2018, a defesa civil da municipalidade segue um conjunto de ações preventivas propostas a impedir ou tornar mínimo os sinistros naturais e os imprevistos tecnológicos, resguardar a moral e restaurar a normalidade igualitária. “São Desidério é o único município no Oeste que conta com o órgão da Defesa Civil, que trabalha intensamente em qualquer situação preventiva, e participa efetivamente em parceria com a ContourGlobal, para assistência à comunidade”, assegurou o coordenador da defesa civil do município, Witen Dias.

Após as explicações sobre o método construtivo e equipamentos de segurança implantados na barragem, feita pelo gerente Tiago Kruschewsky, os vereadores foram convidados a verificar em tempo real o funcionamento da PCH Sítio Grande, onde puderam ver o nível de segurança empregado no empreendimento, a localização e funcionamento dos vários dispositivos de segurança, tais como os piezômetros e medidores de vazão utilizados para o monitoramento da estrutura da barragem. Todos ficaram satisfeitos com as informações prestadas e com as medidas de segurança demonstradas na barragem e também com as que estão em fase de implementação no povoado de Derocal.

• Texto e Fotos: Rodney Martins
  • Ascom/Câmara Municipal