Sessão Ordinária Itinerante em Roda Velha I

Com o objetivo de promover a integração do Legislativo com a comunidade, a Câmara de Vereadores de São Desidério realizou na noite dessa segunda-feira, 29 de abril, a 2ª Sessão Itinerante do Primeiro Período de 2019. O ato democrático aconteceu nas dependências do Salão do Altino, localizado em Roda Velha I, distante da sede cerca de 120km, com participação ativa da população, que compareceu em grande número para conhecer e prestigiar o andamento da Sessão que transcorreu na sua normalidade.

A Sessão teve início às 19 horas, sendo presidida pelo vereador João Neres de Carvalho Filho, contando com as presenças dos vereadores, Marusan Ferreira, Sebastião Ferreira, Jair Lisboa, José Ilton, Devanir Figueira, Luciano Rocha Jorge Cavalcante Helton Lopes, Edilson Araújo, Gerson de Carvalho e o Sr. Ari Mário mrovinski, Subprefeito de Roda Velha, representante do poder executivo de São Desidério.

Discussões de ideias, votações de pautas importantes e a colocação das necessidades da comunidade por meio de representes comunitários marcaram o sucesso da ação. O Presidente da Mesa Diretora franqueou a palavra ao Sr. Jurandir Moura Silva que fez uso da Tribuna Livre e apresentou, de sua autoria, o projeto intitulado, Esporte, Saúde e Lazer, que visa a prática do esporte como uma promoção e conscientização de educação e saúde. “Através do esporte vamos ajudar a formar o cidadão de amanhã”, enfatizou o Sr. Jurandir.

Em tempo, também ocupando o espaço livre da tribuna, o Sr. Nailton da Silva Correia veio à público relatar a situação em que se encontra a localidade de Roda Velha no tocante à segurança. Segundo o Sr. Nailton, a convivência na localidade está ficando insuportável, muita desordem, vandalismo, som automotivo ensurdecedor e o perigo constante. “Não temos mais espaço para lazer aos fins de semana, as ruas e praças de nossa localidade estão impraticáveis, precisamos com urgência de ajuda do poder público para sanar esse grave problema”.

Além das manifestações dos componentes da mesa, todos os demais pares utilizaram o espaço da palavra livre para expor suas ações em prol do município, em especial os vereadores que residem na localidade de Roda Velha, que após ouvirem as reivindicações dos moradores, apresentaram suas ações que tramitam no legislativo em atendimento as demandas da comunidade.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, João Neres de Carvalho Filho, a intenção em realizar a sessão itinerante é aproximar o Poder Legislativo da comunidade. “Não são raras as vezes em que o cidadão desconhece por completo o funcionamento do Legislativo. Essa aproximação é fundamental para que o cidadão compreenda não só o rito da sessão legislativa, mas que também perceba a importância da Câmara de Vereadores na vida da cidade”, enfatiza.

Ao final, o presidente João Neres agradeceu a presença de todos, disse que a Câmara Municipal está aberta à população, que o projeto da Câmara Itinerante é uma realidade e que ficou muito feliz com a participação da população de Roda Velha. “Foi uma noite memorável para todos. O trabalho em equipe foi fundamental para tal conquista e sucesso do evento. Ao realizar esse projeto por aqui, damos mostra de que a comunidade de Roda Velha em nenhum momento foi esquecida pela Câmara de Vereadores. Foi uma noite dedicada a cidadania e estamos felizes com os resultados”.

Texto e Fotos: Rodney Martins