Vereadores realizam 24ª Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo de 2019

Aconteceu excepcionalmente na manhã dessa segunda-feira, 19 de agosto, no Plenário Celso Barbosa da Câmara Municipal de São Desidério mais uma Sessão Ordinária com a presença dos vereadores, assessores, imprensa e as pessoas da comunidade que prestigiaram os trabalhos legislativos.

O Presidente da Mesa Diretora, o vereador João Neres de Carvalho Filho iniciou a sessão dando boas-vindas a todos e solicitou a leitura de um texto bíblico; em seguida, com a abertura do pequeno expediente, foi feita a leitura da pauta da Vigésima Quarta Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo de 2019.

MOÇÃO DE AGRADECIMENTO Nº 01/2019          -“Moção de Agradecimento a AIBA e a ABAPA, pelos relevantes serviços prestados ao nosso município”. – de autoria dos vereadores presentes nesta Sessão Ordinária.

INDICAÇÃO­­­_Nº 66/2019 – “Indicação para o loteamento três fronteiras, pavimentação asfáltica, uma praça, uma quadra poliesportiva e iluminação pública em todas as ruas.”. – de autoria dos vereadores Devanir Rodrigues Figueira e João Neres de Carvalho Filho.

INDICAÇÃO Nº 67/2019 – “Pavimentação Asfáltica ou Bloquetagem da Rua Espírito Santo que dá acesso ao vale do amanhecer, bairro Nossa Senhora Aparecida nesta cidade”. – de autoria dos vereadores Marusan Ferreira Lima dos Anjos e João Neres de Carvalho Filho.

No grande expediente, a palavra foi franqueada pelo tempo regimental, onde os vereadores puderam expor e debater a respeito de sua Indicações e atividades legislativas. O vereador Sebastião Teixeira de Araújo chamou a atenção dos demais vereadores a respeito da poluição sonora que vem incomodando os moradores de Roda Velha de Baixo, e pediu que buscassem uma solução para o problema junto a Secretaria de Meio Ambiente e a Polícia.

O vereador Luciano Rocha, fazendo uso da tribuna, parabenizou a todos pelas Indicações e reivindicações e fez um relato de sua viagem a Brasília para pleitear recursos para o nosso município. Na Câmara dos Deputados, esteve no Gabinete do Deputado Federal Cacá Leão (PP), a quem apresentou pedido para o envio de recursos via emenda parlamentar para a melhoria sanitária domiciliar com a construção de sanitários e fossas sépticas nas residências de, aproximadamente, 1.500 famílias de baixa renda, em toda zona rural. Na oportunidade solicitou, também, a construção de uma Panificadora Comunitária para a Associação Comunitária dos Moradores Gereizeiros da Ponte de Mateus, com toda estrutura física, bem como os equipamentos necessários para essa atividade. E para atender a nossos agricultores familiares, solicitou adubos e sementes para as famílias de nossos 125 povoados. Também protocolou no Ministério de Minas e Energia – MME, ofício no qual solicita kits de energia solar fotovoltaica nas residências remotas, nos Povoados de Lagoa dos Buritis, Escuras e Veados.

O vereador João Neres comunicou a todos que foi convidado pela Comissão de Agricultura e Políticas Rurais da Assembleia Legislativa, para participar de uma reunião para discutir a Cultura da Soja e seu potencial e suas demandas na região Oeste. Além da representatividade da Câmara Municipal de São Desidério, na pessoa do Presidente da Mesa Diretora, a reunião contará com os representantes da Aiba e Abapa. Em tempo, ressaltou a importância de se tomar providências a respeito da poluição sonora e comentou sobre a importância das manifestações pacíficas e organizadas que foram realizadas pelos adeptos à vaquejada solicitando o retorno as atividades no município. Parabenizou os demais vereadores pelas Indicações e mencionou a Moção de Agradecimento a Aiba e Abapa que foi de autoria de todos os vereadores, assim como as Indicações nº 66/2019 e 67/2019 em que assina conjuntamente com os vereadores Devanir Figueira e Marusan Ferreira. “Gostaria de ressaltar a importância de cada um de nós estarmos fazendo o nosso papel, e a Mesa Diretora vai continuar fazendo o seu trabalho, sempre atuante, assim como os demais vereadores em prol do desenvolvimento do nosso município”, finalizou João Neres.

Finalizando a sessão, o Presidente da Mesa Diretora João Neres, colocou em votação a pauta do dia, onde todas as Indicações e a Moção foram aprovados por unanimidade, e cumprindo todas as finalidades, encerrou a presente sessão e convidou a todos para participarem da próxima.

Texto e Fotos: Rodney Martins

Ascom/Câmara de São Desidério